Embora se destinem a dar lugar aos dentes definitivos, os dentes de leite desempenham um papel importante no desenvolvimento do seu bebé.
O crescimento dos seus maxilares
Os dentes de leite são essenciais para o crescimento dos maxilares. Sem eles, os maxilares não se poderiam desenvolver corretamente e a sua estreiteza poderia levar a problemas de obstrução: os dentes definitivos não teriam espaço suficiente para nascer.

O desenvolvimento das suas articulações
Os movimentos de mastigação mais complexos, que implicam os dentes de leite, permitem o desenvolvimento das articulações dos maxilares. É por isso que é importante adaptar as refeições do seu bebé no decurso da erupção dentária e propor-lhe progressivamente alimentos mais sólidos.

A sua deglutição
Existe um modo de deglutição dito “do recém-nascido” e um modo de “deglutição adulta”. Os dentes de leite são indispensáveis para passar de um para o outro, pois influenciam a posição da língua na cavidade oral. No modo de “deglutição adulta”, a criança já não contrai os lábios. Para engolir, fecha os lábios e serra os dentes, sem esforço, enquanto a língua se coloca no palato para empurrar os alimentos.
A sua fonação
Os dentes desempenham um papel na elocução do seu bebé, servindo de apoio aos lábios, à língua e às bochechas. Contribuem, portanto, para o seu desenvolvimento cognitivo e social.

A morfologia do seu rosto
Os dentes são como pilares para os lábios e as bochechas. A sua forma e posição determinam o sorriso do bebé. Têm um papel verdadeiramente estético.
Os dentes de leite são preciosos para a saúde e o desenvolvimento do seu bebé. Cuide deles adotando, desde tenra idade, bons hábitos de higiene.