O nascimento de novos dentes é sempre acompanhado por dores? O seu bebé chora muitas vezes, está rabugento, irritadiço...? Para o ajudar a ultrapassar esta fase, tente "criar um divertimento", brincando com ele. Seja qual for a sua idade, vários jogos de estímulo permitem partilhar com ele momentos que o farão esquecer os dentes que o incomodam.

As pombinhas da Catrina...
andam já de mão em mão


Um clássico para o distrair e familiarizá-lo com o ritmo das palavras e da entoação. Cante esta música infantil agitando simplesmente as mãos, o seu bebé irá certamente ficar cativado pelo espetáculo. Se ele se aborrecer, introduza sofisticação no jogo calçando duas luvas de cozinha ou de limpeza novas, e desenhe pequenas personagens nelas, com uma caneta de feltro.

Um bichinho pequenino,
a subir, a subir…


Após o banho, sobre a pele nua ou quando já vestido, o bebé é particularmente sensível ao contacto físico. Deslize os seus dedos pelo seu corpo sussurrando "É um bichinho pequenino, a subir, a subir..." E quando sentir que o seu bebé está pronto, anuncie: "Eu acho que ele vai fazer-te cócegas". Conclua com cócegas suaves. Geralmente, o bebé ri às gargalhadas e pede mais. Evite, contudo, este jogo imediatamente antes da sesta ou ao deitar: é inútil excitá-lo demasiado!

Upa upa!


Reserve este jogo para crianças com mais de 6 meses, dado que antes disso, o seu corpo é ainda muito frágil. Instale o bebé virado para si, sentado sobre os seus joelhos e faça-o saltar suavemente, segurando-o firmemente por baixo dos braços. Faça-o saltar delicadamente a passo, e depois prossiga para trote e galope.No final, afaste ligeiramente os joelhos, segurando o seu pequeno cavaleiro. Este divertido jogo permite-lhe desenvolver a sua memória do ritmo e as suas capacidades de antecipação.

O jogo do espelho


A partir dos 5 meses, coloque-se com o seu bebé diante de um espelho e nomeie as diferentes partes do seu corpo tocando-as com o dedo. "De quem é esta barriguita? E este narizinho bonito? E este pé tão lindo?...". Embora só se reconheça num espelho apenas a partir dos 2 anos de idade, esta atividade muito simples ocupa o seu bebé e permite-lhe tomar consciência do seu corpo.


Conversar com um
papagaio


Assim que o seu bebé começa a balbuciar, tenha grandes conversas com ele. Repita como um papagaio todos os sons que ele palra. Os bebés gostam bastante deste jogo, que lhes permite treinar as suas experiências vocais.

Olha, que
surpresa!


Por volta dos 8 ou 12 meses, na hora do banho, esconda os brinquedos do seu bebé debaixo da espuma. Encoraje-o a empurrar a espuma para os descobrir. Cada vez será uma surpresa e uma oportunidade para desenvolver o seu conceito de permanência dos objetos.
 
 

Empurrar a
bola


Assim que o seu bebé se aguentar sentado sozinho, sente-se à frente dele com as pernas abertas de maneira a que os seus pés toquem nos dele, como se formassem uma pequena arena. Faça rolar a bola até ele. Tomará rapidamente consciência que, com um pequeno empurrão, pode também movê-la. É uma atividade psicomotora divertida que lhe ensinará igualmente que um objeto redondo pode rolar.