O ditado diz que quem canta seus males espanta. A música também tem um efeito calmante sobre os bebés e é benéfica para adormecerem. Quando os dentes do seu bebé estão a nascer e as noites são curtas ou agitadas, torna-se uma aliada para os pais…
Logo no ventre da mãe…
Embora os seus ouvidos só se desenvolvam muito mais tarde, a partir da 28.ª semana da sua vida intrauterina, o bebé percebe os batimentos do coração da mãe, a sua respiração e alguns ruídos exteriores, sob a forma de ondas e vibrações. Por volta da 35.ª semana, a sua audição afina-se, percebendo uma banda sonora mais alargada e ouvindo cada vez melhor os sons graves e agudos.

Após o seu nascimento…
Quando o bebé vem ao mundo, tem já um ouvido musical e mostra uma grande sensibilidade ao seu ambiente sonoro. As investigações em musicoterapia sublinharam os benefícios de uma música suave no sono dos bebés. Permite que o seu cérebro liberte endorfinas, hormonas que suscitam uma sensação de relaxamento. Acalma a sua respiração e contribui para o abrandamento da sua frequência cardíaca.
A playlist clássica para adormecer o seu bebé
Os bebés preferem músicas consonantes e melodiosas, que têm propriedades de harmonização e apaziguamento. Para o acalmar e facilitar o sono, use a nossa playlist!

Fauré – Pavana op. 50
Fauré – Berçeuse op. 16
Chopin – Berçeuse em Ré bemol maior, op. 57
Satie – Gymnopédie n.º 3
Bach – Suite para Violoncelo
Bach – Air da Suite Orquestral n.º 3 em Ré
Mozart – Piano concerto n.º 21 (2.º Andamento)
Mozart – Sonata para Piano em Dó (2.º Andamento)
Schumann – Cenas infantis (Devaneio)
Brahms – Quinteto para Clarinete em Si menor