As erupções dentárias dolorosas serão apenas uma má lembrança quando o seu bebé, já crescido, tiver todos os seus dentes de leite. Tirará pleno proveito da sua dentição temporária para falar, mastigar e sorrir até completar 6 anos de idade, altura em que os seus dentes de leite irão cair para dar lugar aos dentes definitivos. É a época da Fada dos Dentes…

Reza a lenda que a Fada dos Dentes substitui o dente de leite, deixado pela criança debaixo da sua almofada, por uma moeda. Este ritual praticado em inúmeros países tem uma finalidade muito simples: tranquilizar as crianças!

Este mito popular terá tido origem num conto francês de Madame d’Aulnoy, datado do século XVII: "O Bom Ratinho" ("La bonne petite souris"). Nesta bonita história, uma fada transforma-se em ratinho para ajudar uma rainha a vencer um rei muito mau. Para isso, esconde-se debaixo da almofada do rei. Durante a noite, roí-lhe as orelhas, o nariz, o interior da boca e faz-lhe cair todos os dentes. Uma história fantástica para contar às crianças…

E o sucesso deste ratinho não conhece fronteiras: chama-se "el Ratón" ("o Ratinho") na Venezuela e no México. Na Catalunha, são pequenos anjos ("els Angelets") que passam e, nalguns países, transformou-se na Fada dos Dentes: "Tooth fairy" em inglês, "Zahnfee" em alemão, "Tannfe" em norueguês.