Para aliviar o seu bebé durante as erupções dentárias, pode dar-lhe um anel de dentição. As prateleiras dedicadas à puericultura apresentam diversos modelos. Como escolher o mais adequado para o seu bebé?
Apresentamos-lhe, em seguida, algumas informações para se orientar e conselhos para os utilizar convenientemente.

Para que serve um anel?
Durante uma erupção dentária, as gengivas do seu bebé ficam inflamadas, pois o dente de leite deve progredir até furar a mucosa da gengiva onde está preso. Os anéis de dentição permitem massajar as gengivas inchadas e aliviar a dor.

Que tipo de anel escolher?
- Os anéis para os primeiros dentes
Existem dois tipos de anéis para os primeiros dentes: alguns possuem picos arredondados para estimular a erupção dos primeiros dentes: os incisivos. Outros têm picos cónicos para facilitar o aparecimento dos pré-molares.

- Os anéis tipo chupeta
São particularmente práticos durante as primeiras erupções dentárias, pois são concebidos para os bebés que ainda não conseguem segurar um anel de dentição sozinhos. À semelhança dos anéis para os primeiros dentes, destinam-se geralmente para duas idades: o aparecimento dos incisivos e o aparecimento dos pré-molares.

- Os anéis refrigerados
Alguns estão cheios de água, outros de gel. Os anéis que contêm gel são considerados mais eficazes do que os anéis de água. Em ambos os casos, o contacto com o frio alivia as gengivas do bebé e torna a erupção menos dolorosa. Para o refrigerar, siga as indicações inscritas na embalagem.
Não coloque um anel de dentição no congelador, pois ficará demasiado frio e pode magoar o seu bebé em vez de o aliviar*. Examine-o com regularidade para verificar que não está furado.

- Os anéis de estímulo
Texturas, formas, cores... Estes anéis de estímulo são muito elaborados. Destinam-se a crianças mais crescidas, permitindo-lhes aperfeiçoar a sua dexteridade. Alguns são semelhantes a guizos musicais e destinam-se a estimular os sentidos para distrair dos transtornos de uma erupção dentária.

Seja qual for o anel que escolher, verifique se está conforme as normas vigentes.

Se o seu bebé tiver mais de 6 meses, não hesite igualmente em propor-lhe uma cenoura biológica para ele mastigar. A sua ação é benéfica para o trânsito intestinal, que é muitas vezes acelerado, para a erupção dentária e para o crescimento ósseo.

http://www.ameli-sante.fr/poussees-dentaires/soulager-poussees-dentaires.html