Quando estamos cansados, instintivamente massajamos as arcadas supraciliares, as têmporas ou os lóbulos das orelhas... Estes gestos, que fazemos sem nos apercebermos, têm propriedades benéficas. Exercem uma massagem relaxante. E se, para relaxarmos melhor, acrescentássemos a intenção de nos beneficiarmos?

Automassagens muito simples do rosto para aliviar a tensão em 5 minutos.

1 - Coloque-se em posição. Instale-se num local calmo, sentando-se a uma mesa de forma a que os seus cotovelos estejam assentes sobre o tampo e os seus pés estejam pousados no chão. Antes de mais, desligue-se do mundo exterior, colocando as mãos sobre o rosto. Concentre-se no calor que estas transmitem ao seu rosto, respirando calma e profundamente.

2 - Com as duas mãos, alise a sua testa, partindo do centro em direção às têmporas. Alterne entre a mão direita e a esquerda. Em seguida, efetue pequenos movimentos circulares mais acentuados para sentir efetivamente a sua pele a mover-se sobre o crânio.

3 - Com a ponta dos dedos, alise as arcadas supraciliares, partindo do centro em direção ao exterior e, em seguida, suba em direção aos cantos internos dos olhos. Numa segunda fase, efetue pequenos movimentos circulares com as pontas dos dedos sobre as sobrancelhas.

4 - Demore um pouco mais sobre as têmporas. Exerça ligeiras pressões-rotações num sentido e, em seguida, no outro.
5 - Alise as asas do nariz com a ponta dos dedos. Comece na base das sobrancelhas descendo até às abas, efetue o movimento simultaneamente com ambas as mãos.

6 - Massaje as bochechas: com os dedos estendidos, comece pelas abas do nariz e prossiga em direção às têmporas, contornando as maçãs do rosto.

7 - Termine massajando a parte inferior do seu rosto: com as pontas dos dedos, comece pelo queixo e siga em direção às orelhas. Aproveite para relaxar bem os maxilares.

8 - Com a ponta dos dedos, massaje simultaneamente os lóbulos das orelhas e, em seguida, os pavilhões.

9 - Feche os olhos e, com a ponta dos dedos, massaje levemente todo o rosto.

10 - Finalmente, concentre-se no couro cabeludo. Com as pontas dos dedos, efetue pequenas fricções circulares, partindo da parte frontal do crânio até à nuca.